A partir da próxima segunda-feira (26), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) dá início à campanha “Fazer o Bem Tá na Veia da Juventude”, com o objetivo de estimular a doação de sangue entre jovens cearenses. A ação será realizada até o dia 31 de maio nas unidades do Hemoce em Fortaleza e nas cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
No Cariri, os locais de doação são a unidade regional do Hemoce no Crato, localizada na Rua Coronel Antonio Luiz, nº 1111 – Bairro Pimenta, e em Juazeiro do Norte, na Rua Beata Maria de Araújo, nº 100 – Bairro Romeirão. Durante o período da campanha, o Hemoce visitará escolas de Ensino Médio para realizar palestras e atividades de conscientização. O objetivo é apresentar informações sobre o processo de doação, esclarecer dúvidas e abordar a importância do ato para a manutenção dos estoques de sangue.
“Há três anos, desenvolvemos a campanha Jovem Doador com o objetivo de nos aproximarmos ainda mais da juventude cearense, especialmente dos estudantes do Ensino Médio que estão entrando na faixa etária apta à doação de sangue, a partir dos 16 anos. É importante reforçar que menores de idade só podem doar mediante apresentação de um termo de autorização preenchido e assinado pelos pais ou responsável legal. Esse documento está disponível nas unidades do Hemoce, no site oficial, no Portal do Doador e também em nossas redes sociais”, orienta a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima.
A coordenadora também menciona a parceria com instituições de ensino. “O Hemoce mantém um contato constante com escolas e instituições de ensino por meio de diversas parcerias. Uma dessas iniciativas é o programa ‘Caravana da Solidariedade’, que disponibiliza transporte para levar e trazer os estudantes interessados em doar. O serviço funciona semanalmente, conforme o calendário de atividades externas da instituição, sendo necessário contar no mínimo com dez voluntários”, completa.
A campanha integra a Semana do Jovem Doador no Ceará, criada pela Lei Estadual n.º 18.283/22. A ação ocorre duas vezes por ano, na última semana dos meses de maio e outubro, com foco nos alunos do Ensino Médio da rede estadual.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado por responsável legal.