A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu, nessa segunda-feira (10), cinco mandados de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado mediante fraude, em desfavor de um homem de 52 anos, suspeito de realizar diversas transações bancárias e retiradas da conta de vários idosos. O alvo foi preso em sua residência, situado no bairro Salgadinho, em Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Com base nas informações policiais, estima-se que o alvo fez cerca de 30 vítimas e chegou a angariar uma quantia aproximada de R$ 150 mil.
As investigações coordenadas pela Delegacia Regional de Acaraú tiveram início quando as vítimas, todas elas idosas, percebiam que o dinheiro do seu benefício era transferido sem autorização para contas de terceiros. Ainda com base nas oitivas e levantamentos policiais, as vítimas informaram que no momento de realizar o saque do seu benefício, recebiam ajuda de uma pessoa que ficava na agência bancária. Diante dos detalhes sobre a ação criminosa, os policiais civis chegaram a Aristóteles de Andrade Paixão, de 52 anos, sem antecedentes criminais.
Foi identificado que ele ia em várias agências bancárias e se prontificava em ajudar as vítimas, momento em que ele conseguia realizar a transferência do dinheiro para outras contas. Foi constatado ainda, que o homem chegou a realizar diversos golpes em vítimas nos municípios de Acaraú, Marco, Itarema, Cruz, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Paracuru e Trairi, totalizando cerca de 30 vítimas e angariar a quantia superior a R$150 mil. Com isso, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dele, que foi acatada e cumprida ontem. As investigações continuam com foco em identificar se há outras vítimas do suspeito.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3661-1017, da Delegacia Regional de Acaraú. O sigilo e o anonimato são garantidos.