A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Ceará está finalizando os certames para o credenciamento de empresas e entidades fornecedoras do projeto Hora de Plantar para a safra 2024/2025. Nos dias 22, 24 e 25 de outubro, representantes de empresas foram recebidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) no auditório da SDA, onde entregaram a documentação necessária para a habilitação no fornecimento de sementes, mudas, manivas e palmas.
A distribuição de sementes está programada para iniciar em dezembro na região do Cariri, que costuma receber as primeiras chuvas do estado.
Para a safra 2024/25, o secretário executivo Marcos Jacinto enfatiza que o programa trará inovações importantes. Ele explica que “estamos construindo uma proposta que amplie as novidades da safra passada como o algodão, feijão, capim e a palma forrageira. Isso fortalece a base da alimentação cearense e a segurança alimentar e nutricional das nossas famílias, além de trabalhar a questão da renda a partir da produção”.
Uma das grandes novidades deste ano será a inserção de sementes crioulas no projeto, com o intuito de fortalecer as Casas Comunitárias de Sementes Crioulas que preservam este patrimônio no Ceará. Segundo Jacinto, “a grande novidade será a inserção das sementes crioulas no projeto Hora de Plantar”.
Atualmente, a SDA está conduzindo o processo de habilitação das empresas fornecedoras, que devem cumprir os prazos de entrega estabelecidos em novembro. Os resultados parciais dos certames já estão disponíveis no site da SDA, garantindo mais transparência e acompanhamento por parte dos interessados.