O Geossítio Colina do Horto, onde fica localizada a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, é o ponto turístico mais buscado no triângulo do Crajubar. De acordo com pesquisa da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), cerca de 75% dos turistas que estiveram na região visitaram o local.
Levantamento da pasta estadual foi realizado durante a Expocrato e a romaria em memória dos 89 anos de falecimento do “Padim Ciço do Juazeiro”, que encerrou no último dia 20 de julho. A pesquisa estimou, ainda, o gasto médio total do turista durante o tempo de permanência na região. Em cinco dias, o visitante gastou aproximadamente R$ 1.579,05, sendo R$ 505,16 com hospedagem, cerca de R$ 403 com alimentação, além de entretenimento e compras, que ficaram em torno de R$ 443,72 e R$ 597,49, respectivamente. De outras formas, foram gastos pelos viajantes, em média, R$ 169,73.
O turismo interno predominou. Cerca de 32,9% dos entrevistados eram cearenses que estavam aproveitando os destinos. Em seguida, os estados da região Nordeste aparecem como principais emissores. Pernambuco (21,7%), Alagoas (19,3%) e Rio Grande do Norte (7,3%) compõem o ranking. Da região Sudeste, São Paulo (6,5%) é o grande destaque.
Motivos da viagem
Mais da metade dos turistas que participam da pesquisa responderam que estavam a passeio (66,4%) na região. Já a religiosidade atraiu cerca de 38,7% dos viajantes. Visita a parentes (14,9%), a Expocrato (9,2%) e a negócios (6,6%) também motivaram a viagem.
Quando perguntados com quem estavam na região, os participantes da pesquisa responderam com a família (56,6%), amigos (16%), em excursão (13,8%) e sozinhos (13,6%).
Outros locais visitados
No município do Crato, o Mercado público (21,4%) foi o local mais visitado, seguido pelo Centro Cultural (14,1%) da cidade e o Geopark Araripe (12,4%). Já em Barbalha, as Igrejas (20,4%) foram bastante buscadas, além da Serra do Araripe (14,7%), o Parque da Cidade (11,8%) e os Museus (10,9%). Em Juazeiro do Norte, as Igrejas (74,4%), a Basílica (68,8%), a Feira da cidade (66,1%) e o Museu Vivo de Padre Cícero (60,3%) também tiveram uma boa procura.