Nesta sexta (13), foi realizada uma coletiva de imprensa, em Juazeiro do Norte, que deu detalhes sobre a implantação de uma Unidade Filantrópica de Prevenção ao Câncer, o Hospital Do Amor, anteriormente conhecido como Hospital do Câncer de Barretos.
O instituto será construído em frente à Universidade Federal do Cariri (UFCA), próximo ao anel viário, em Juazeiro, e terá capacidade para atender cerca de 800 mil pessoas no interior do estado do Ceará. O investimento será de R$ 36 milhões.
No momento já foram iniciados os trabalhos com a movimentação de terra e a terraplanagem. O estudo do solo será a próxima etapa a ser realizada. “A expetativa é que agora no final deste ano e início do próximo já comecem a subir as colunas e ser feito o alicerce. No máximo, no final de 2024 deve ser entregue à população”, disse o prefeito Glêdson Bezerra.
Além do hospital, deve ser implantada, também, uma unidade móvel que funcionará por meio de um caminhão adaptado para prevenção de câncer de mama e câncer do colo do útero, que vai circundar em 44 municípios.
Uma vez diagnosticado algum caso, a paciente será encaminhada à unidade de tratamento em Juazeiro do Norte para elucidação diagnóstica.
Mulheres de 40 a 69 anos poderão realizar prevenção ao câncer de mama; enquanto a prevenção ao câncer do colo do útero abrangerá mulheres de 25 a 64 anos.
O instituo terá toda a linha de cuidado, desde a mamografia ou o exame Papanicolau até a pequena cirurgia.
Uma vez diagnosticado o câncer, o tratamento será feito totalmente via SUS, por meio de uma parceria com o Hospital São Vicente de Barbalha.
Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, o equipamento será fruto de emendas individuais parlamentares por meio do gabinete do Senador cearense, Eduardo Girão (Podemos). Os recursos serão destinados para a construção do prédio, compra de equipamentos e custeio inicial do instituto que vai atender pacientes no sentido de prevenir, bem como realizar pequenas intervenções no enfrentamento ao câncer.