O Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (HIMA) foi reinaugurado nesta quarta-feira, 29. O equipamento, que estava em reforma desde 2018, foi entregue após seis anos de espera. A unidade possui 2.886 m² de área construída, com capacidade para atender cerca de cinco mil crianças e adolescentes por mês.
O prédio leva o nome de Maria Amélia, juazeirense e a primeira mulher a ocupar a presidência de um banco no Brasil. E foi reinaugurado após seis anos funcionando de forma provisória nas instalações do Hospital Estephânia Rocha Lima.
O HIMA agora dispõe de mais de 40 leitos, sendo cinco destinados a casos de sofrimento psíquico, quatro consultórios médicos, sala de urgência, farmácia, sala de pequenos procedimentos e mais de dez salas de enfermaria. Há ainda uma sala de medicação, espaço para observação, brinquedoteca, além das salas para realizar exames laboratoriais, testes do pezinho e da orelhinha. Ao todo, são mais de 100 ambientes para atendimento infantojuvenil.
A unidade contará com o trabalho de aproximadamente 180 profissionais, como clínicos gerais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pediatras, enfermeiros e médicos especialistas em pediatria. A expectativa é que, nos próximos meses, o HIMA também realize cirurgias de média complexidade. “Em um futuro muito próximo, temos a meta de realizar cirurgias de média complexidade. Estamos passando pelo processo de habilitação das nossas salas. Vamos trabalhar para trazer esse recurso de volta para Juazeiro. Este hospital tem porte e capacidade para isso. Entregamos essa grande obra, mas sabemos que ela pode ser muito mais”, afirma Andrea Landim, titular da Secretaria de Saúde. Além do espaço para urgência e emergência, o hospital disponibiliza ambulatório para atendimento eletivo.
A conclusão do prédio, que contou com emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado André Figueiredo, é um convênio entre o Município e o Governo do Estado. O HIMA fica localizado na Rua São Paulo, 2215, Santa Tereza.