O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, realizará nesta quinta-feira (19), às 10h, uma palestra como parte da campanha “Setembro Verde”, voltada à conscientização sobre a doação de órgãos. O evento é direcionado aos colaboradores da instituição e terá como tema “Acolhimento, Terminalidade da Vida e Doação de Órgãos e Tecidos”. A apresentação será feita por Lisiane Paiva Alencar, enfermeira mestre em transplantes e coordenadora do Banco de Olhos do Ceará.
O Ceará é destaque nacional no número de transplantes de córnea, com 144 procedimentos realizados por milhão de habitantes no primeiro semestre deste ano, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Apesar desses números, a captação de órgãos no Cariri se limita a transplantes de córnea, conforme explica Thiago Chaves, enfermeiro do HMSVP e membro da equipe de captação de córneas. “Ao detectar a morte encefálica, a equipe da ICIDOTES de cada hospital realiza a entrevista familiar. Se o paciente for doador, a equipe transplantadora se desloca de Fortaleza. Existe uma equipe para cada órgão: coração, rim, fígado, etc. No Cariri, só temos a equipe de captação de córneas, da qual faço parte. Nós, enfermeiros, podemos captá-las e enviá-las para Fortaleza. Já os demais órgãos são captados por equipes externas, que chegam em aeronaves da FAB, realizam a captação e retornam para a capital.”
Thiago também ressalta que os transplantes de órgãos maiores, como coração, fígado e rim, ainda não ocorrem na região do Cariri. “Pacientes que aguardam esses órgãos estão internados em Fortaleza. Quando o órgão chega, a equipe responsável pela captação o leva para a capital, onde é realizado o transplante. No Cariri, nós apenas viabilizamos o processo.”
Sobre a campanha:
O Setembro Verde é uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Durante o mês, são promovidas ações para esclarecer o processo de doação, combater preconceitos e incentivar a participação de mais doadores. A campanha também reconhece os profissionais de saúde envolvidos na captação e homenageia doadores e suas famílias.