Pela primeira vez, um parto de gravidez ectópica abdominal foi realizada no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Barbalha. O caso se trata de uma condição extremamente rara, na qual o feto se desenvolve fora do útero materno. O procedimento que aconteceu na segunda-feira (13), contou com uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais, envolvendo cirurgiões e também especialistas em pediatria e anestesiologia.
O parto aconteceu após 35 semanas de gestações, quando nasceu a pequena Geovana Eloá. Tanto a bebê quanto a mãe seguem sob cuidados hospitalares, mas com quadro clínico estável. A incidência de gestações ectópicas abdominais é extraordinariamente baixa, cerca de um caso a cada 10 mil gestações, tornando cada sucesso neste campo uma conquista notável. Este caso reitera a importância da vigilância médica durante a gravidez e destaca a necessidade de conscientização sobre as complexidades que podem surgir.
Para Dra. Luana Cruz, uma das profissionais envolvidas no processo, o caso faz parte de um momento histórico para Região do Cariri: “esta é a primeira vez que uma gestação extra uterina completa foi conduzida com sucesso aqui. Ver a paciente extubada e consciente, e testemunhar sua emoção ao ver a foto de sua filha, é um momento de grande
emoção e gratidão”.