O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou processo seletivo de cursos técnicos de nível médio para as unidades de Acaraú, Boa Viagem, Horizonte, Jaguaribe e Juazeiro do Norte. São 290 vagas ao todo.
O seletivo contempla principalmente a modalidade subsequente de cursos técnicos, voltada para aqueles que já concluíram o ensino médio. A exceção é o curso técnico em Mecânica Industrial na unidade de Juazeiro do Norte, que é integrado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Confira os cursos e vagas disponíveis:
Acaraú
Técnico Subsequente em Eventos – 35 vagas (Matutino)
Técnico Subsequente em Meio Ambiente – 35 vagas (Noturno)
Técnico Subsequente em Restaurante e Bar – 35 vagas (Matutino)
Boa Viagem
Técnico Subsequente em Agropecuária – 35 vagas (Matutino)
Horizonte
Técnico Subsequente em Logística – 40 vagas (Matutino)
Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática – 40 vagas (Noturno)
Jaguaribe
Técnico Subsequente em Eletromecânica – 35 vagas (Noturno)
Juazeiro do Norte
Técnico Integrado PROEJA em Mecânica Industrial – 35 vagas (Noturno)
As inscrições acontecem de 14 a 28 de junho, exclusivamente pela internet, sem cobrança de taxa. Os candidatos devem inicialmente preencher o formulário eletrônico de inscrição e, em seguida, completar o procedimento através da entrega da documentação no campus para o qual está sendo pleiteada a vaga.
Vale lembrar que a instituição reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso/turno/campus para egressos de escolas públicas. Dentro deste percentual, há também a reserva de 50% para quem possua renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade (50%) será reservada para os demais estudantes oriundos de escolas da rede pública, independente de renda.
Ainda dentro do total de vagas reservadas, haverá uma nova subdivisão para a qual será aplicado um percentual de reserva que contempla candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoa com deficiência (PcD), e pessoa NÃO autodeclarada preta, parda e indígena e pessoa com deficiência.
Maiores informações estão disponíveis no edital e seus anexos, na página do processo seletivo.