Cearenses que precisam pagar Imposto de Renda podem, até 30 de abril, destinar até 3% do valor devido ao Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente (Feca). O recurso é aplicado em programas de proteção especial a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, além de projetos na área da assistência social.
A secretária-executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conceição Nunes, explica que a iniciativa é uma forma legal e segura de apoiar projetos sociais e culturais no Ceará, com foco na garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“É de suma importância utilizarmos esse mecanismo. Com a destinação, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida de crianças no Ceará, para o empoderamento de adolescentes, para o tratamento auxiliar de doenças crônicas e para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares”, afirma.
Conceição também reforça que a contribuição não gera custo adicional ao contribuinte, pois o valor doado seria pago, de qualquer forma, como imposto. A diferença está na possibilidade de direcionar parte do valor para uma política pública prioritária, com impacto direto na realidade local.
A doação pode ser feita na própria declaração, confira o passo a passo:
1º passo: clique em doação diretamente na declaração
2º passo: clique em novo e siga as instruções
3º passo: aqui você vai escolher o tipo de fundo (Estadual) – UF: Ceará e CNPJ 14.761.583/0001-88
4º passo: o valor será calculado automaticamente e abatido no seu imposto de renda