Foi inaugurada nesta quarta (4), a duplicação do trecho de Tianguá da BR-222. A obra, que foi iniciada em 2009, sofreu diversos atrasos a partir de 2012 e se encontravam paralisadas no início de 2023, quando os trabalhos foram retomados. Com essa entrega, a expectativa é que a melhor fluidez do tráfego na região ajude a impulsionar a economia no estado, em especial nos municípios que compõem a região da Ibiapaba, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Esta obra é daqueles símbolos que o nosso povo olha e fica descrente. Ela estava paralisada, não tinha recurso e hoje, graças ao esforço da nossa bancada federal e o Dnit, está sendo entregue. Essa obra é importante para a Serra da Ibiapaba, ela é importante para o Ceará, é importante para a integração do Ceará com o Piauí. Portanto, é uma obra muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, pontuou o governador Elmano de Freitas que participou da cerimônia realizada de forma virtual.
Também participaram da inauguração virtual o ministro dos Transportes, Renan Filho; a senadora da República, Augusta Brito; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio Galvão; o Superintendente Regional do Dnit no Ceará, Will Almeida; o líder do governo da Câmara, José Guimarães; o vice-prefeito de Tianguá, Alex Nunes; e outras autoridades.
O investimento total da duplicação da Travessia Urbana de Tianguá ficou em torno de R$ 96 milhões. O empreendimento melhora o fluxo viário na região por meio de novo segmento duplicado que faz a interligação do município à capital, Fortaleza, além de ligações com os estados do Piauí, Maranhão e região Norte do país.
De acordo com dados do Ministério dos Transportes, em 2023, até agosto, já foram executados R$ 222 milhões em obras no território cearense, um montante 7% superior a todo o ano de 2022.
Entre as obras estratégicas previstas para o Ceará, há 11 projetos de transporte rodoviário e ferroviários incluídos no novo PAC: adequação do Anel Rodoviário de Fortaleza – BR-020/CE; adequação da BR-116/CE – Caucaia – Acesso Pecém; duplicação da BR-116/CE – Boqueirão do Cesário – Tabuleiro do Norte; duplicação da BR-116/CE – Pacajus – Boqueirão do Cesário; restauração da BR-116/CE; projeto de adequação da BR-020/CE; projeto de adequação da BR-437/CE; estudo para concessão da BR-101/116/304/PB/RN/CE; estudo para concessão da BR-116/PE/PB/CE; estudo de novas concessões da Malha Nordeste e obra da Transnordestina.