Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de setembro terão início nesta terça-feira, 17 de setembro. Os repasses serão realizados de forma escalonada, seguindo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Os pagamentos são efetuados nos últimos dez dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando o calendário é antecipado.
No primeiro dia de transferências, receberão os beneficiários com o NIS terminado em 1. No dia seguinte, quarta-feira, 18 de setembro, será a vez dos que têm o NIS final 2, e assim sucessivamente. O cronograma de pagamentos será concluído na segunda-feira, 30 de setembro, para aqueles com NIS final 0.
Há uma exceção para municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal. Nestes locais, como no Rio Grande do Sul e Amazonas, os beneficiários poderão acessar os recursos desde o primeiro dia de pagamento, independentemente do dígito final do NIS. Isso se deve às condições climáticas adversas que afetam essas regiões.