Hoje é o último dia para se inscrever no edital do programa Territórios de Criação, que selecionará 20 teses e dissertações de pesquisadores cearenses no campo da cultura. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até hoje, 3 de julho, pelo Mapa Cultural do Ceará.
O edital tem como objetivo promover a difusão de conhecimentos no campo das artes e culturas, selecionando pesquisas relevantes para publicação em formato físico e digital. Das 20 vagas disponíveis, metade é destinada a residentes do interior do estado do Ceará.
O Territórios de Criação é uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Cultura (MinC) e da Lei Paulo Gustavo. A produção é realizada pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, e pela Casa das POC Produções Criativas.
Os trabalhos selecionados serão publicados em formato PDF e livro físico, com 400 exemplares de cada trabalho, sendo 50% da tiragem destinada aos autores. O edital busca promover a difusão de pesquisas, estimular a produção científica e contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de artistas e agentes culturais.
Ernesto Gadelha, coordenador da Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, destaca a importância dessa iniciativa. “A política de formação em arte e cultura prevê, entre outras ações, o estímulo à produção e difusão de conhecimento em torno do campo artístico-cultural. O Ceará, por meio de suas universidades, vem já há algum tempo produzindo um número significativo de pesquisas sobre temas relevantes para o setor cultural. Boa parte dessa produção, entretanto, permanece nos repositórios universitários, desconhecidos por um público potencialmente interessado. Esse edital representa uma oportunidade para publicizar e difundir essa produção”, pontua.
Formato e Conteúdo das Publicações
Os trabalhos acadêmicos devem ter entre 100 e 200 laudas, seguindo as normas de formatação da Universidade Federal do Ceará ou da Universidade Estadual do Ceará (ABNT). As pesquisas devem ser inéditas, relacionadas às áreas técnicas, artes visuais, artes cênicas, artes integradas, audiovisual, música, entre outras.
Quem Pode Participar
Podem se inscrever pessoas com endereço domiciliar no Ceará há pelo menos dois anos. O edital prevê vagas para pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas. Interessados que precisarem de ajuda ou acesso a computador para inscrição podem agendar atendimento pelo e-mail territoriosdecriacao@gmail.com.
Territórios de Criação – Edital Programa de Publicação de Pesquisas
Inscrições gratuitas, até 03 de julho de 2024, pelo Mapa Cultural do Ceará
Link para a oportunidade: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5208/
Mais informações:
No instagram do projeto @territoriosdecriacao e pelo site da Secult CE