Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (26) o reembolso de valores descontados indevidamente na folha de abril. Ao todo, serão devolvidos cerca de R$ 292 milhões, referentes a mensalidades associativas que, apesar de suspensas, ainda foram cobradas.
Segundo o INSS, “no final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio.”
A devolução será feita de forma automática, diretamente na conta bancária ou no cartão magnético usado para o pagamento regular dos benefícios. Os repasses ocorrerão entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
O instituto esclarece que “para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”. Além disso, reforça a importância de estar atento a tentativas de golpe e orienta que todas as informações oficiais estejam sempre disponíveis no portal Meu INSS.
Beneficiários que identificarem cobranças semelhantes em períodos anteriores podem solicitar reembolso pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Nesses casos, o instituto explica que “vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares – seja conta bancária ou cartão magnético.”
A partir da última sexta-feira, novas medidas de segurança também entraram em vigor: beneficiários que desejarem contratar empréstimos consignados agora precisam realizar identificação biométrica pela plataforma digital do INSS.