Segurados do INSS que já estão com perícias médicas agendadas podem solicitar o benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental – o Atestmed e ter o benefício concedido mais rápido. A data de entrada do requerimento inicial será mantida e a data previamente agendada para a perícia será mantida em caso de não conformação e indicação de perícia presencial. Não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir.
Os benefícios por incapacidade temporária concedidos por Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não poderão ter duração superior a 180 dias. A documentação médica deve ter sido emitida há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), ser legível e sem rasuras, contendo obrigatoriamente:
- Nome completo do requerente;
- data de início do repouso e prazo estimado necessário, mesmo que por tempo indeterminado;
- assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina – CRM, Conselho Regional de Odontologia – CRO ou Registro do Ministério da Saúde – RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e
- informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças – CID.
Confira o passo a passo:
- Acesse o Portal do Meu INSS http://www.meuinss.gov.br e faça o seu login com o Gov.br;
- Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade” (se você já tiver requerimentos, eles vão aparecer na página;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Clique em Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio Doença) e depois em “Ciente”;
- Leia as informações sobre o AtestMed e avance;
- Na próxima página preencha o formulário com seus dados pessoais como CPF e número de celular;
- Cique em “Sim” para acompanhar o seu processo pelo aplicativo, e-mail ou pela central 135;
- Informe se o motivo do seu acidente é por acidente de trabalho, e preencha os próximos campos conforme o atestado médico;
- O próximo passo é indicar a categoria do trabalhador. Caso seja empregado, será necessário colocar a data do último dia de trabalho e o CNPJ da empresa;
- Em seguida clique no ícone de + e anexe a sua documentação médica. Inclua o máximo de documentos que puder: exames, laudos e atestados, e clique em “Avançar”;
- Em seguida informe o CEP da sua residência para indicar sua agência de relacionamento com o INSS e para definir a região de pagamento do seu benefício;
- Confira as informações e “avance” novamente;
- Ponto! Você concluiu o seu requerimento.
Para mais informações sobre o AtestMed acesse: http://gov.br/previdencia/atestmed
No Cariri Tem com informações do INSS