O Threads, nova rede social da Meta que competirá com o Twitter, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (5) para Android e iPhone (iOS).
Inicialmente, a plataforma estaria disponível apenas às 11h de quinta-feira, mas a revelação foi antecipada. Vinculado ao Instagram, o aplicativo de textos já pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play Store. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, foi o primeiro a entrar na rede.
O Threads permite posts com até 500 caracteres e também apresenta botões de curtida, comentário e compartilhamento. Imagens, links e vídeos podem ser compartilhados nas publicações.
Além disso, o aplicativo vai permitir que os usuários escolham se as respostas serão abertas ao público ou restritas a seguidores ou contas mencionadas.
Como baixar o Threads no iPhone
Abra a App Store e busque, clicando no ícone da lupa, pelo app” Threads, an Instagram App. Clique em “obter”. Confirme a ação inserindo a sua senha do iCloud. Depois disso, é só abrir e o app e aproveitar.
Como baixar o Threads no Android
Basta abrir a Google Play Store no celular e buscar por ” Threads, an Instagram app” na barra de busca. Clique no botão “instalar”, localizado no canto superior direito. Confirme a ação e aguarde o download ser finalizado. Depois disso, é só abrir o aplicativo e curtir.
Como funciona o Threads?
Após baixar o aplicativo, o usuário receberá um aviso de que o login precisa ser aprovado em notificação que será enviada para o Instagram. Em seguida, é possível importar informações dessa mesma rede, como nome, Bio e links. Logo depois, é só escolher se prefere usar um perfil público ou privado. O próximo passo é decidir quais perfis seguir na plataforma. Enquanto isso, no Instagram, o perfil ganha um selo temporário para avisar aos seguidores que o usuário já tem uma conta na nova rede social.
Segundo a Meta, assim como no Instagram, é possível adicionar palavras ocultas e deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil na nova rede. Basta clicar no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads também.
Threads será compatível com redes abertas
Após o lançamento, a Meta anunicou que planeja tornar o Threads compatível com o ActivityPub, o protocolo aberto de rede social estabelecido pelo World Wide Web Consortium (W3C), órgão responsável pelos padrões abertos na internet. O objetivo é que a rede seja interoperável com outros aplicativos que também são integrados ao protocolo ActivityPub, como o Mastodon e o WordPress – permitindo novos tipos de conexões que simplesmente não são possíveis na maioria dos aplicativos sociais atualmente.
Techtudo