Encerrando a série de entrevistas com os candidatos às prefeituras do Crajubar, recebemos no estúdio do No Cariri Tem o candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Dr. Guilherme Saraiva. Médico e atual prefeito de Barbalha, Saraiva busca a reeleição neste ano de 2024.
Ao ser questionado sobre as ações para suprir a carência de profissionais de saúde em Barbalha, especialmente nas áreas mais distantes, Dr. Guilherme explicou sua proposta de realização de um concurso para agentes de saúde. “O agente comunitário de saúde é muito estratégico para a atenção básica”, afirmou. Segundo o candidato, esse profissional desempenha um papel crucial no acompanhamento de doenças crônicas e infecciosas, garantindo uma qualidade de saúde melhor através do trabalho preventivo.
O atual prefeito também destacou os avanços na área da saúde durante seu mandato. “Nós já reformamos 15 PSFs, fizemos um PSF novo e ampliamos dois PSFs”, afirmou. Ele ainda mencionou o maior mutirão de cirurgias da história de Barbalha, com mais de mil procedimentos realizados. “Investimos mais de seis milhões de reais só no último mutirão”, revelou.
Em resposta às críticas feitas pelo candidato opositor Antônio Neto sobre a intensificação de mutirões cirúrgicos apenas próximo a campanha, Saraiva foi enfático: “Esse é o terceiro mutirão que estamos fazendo, e os dois primeiros foram realizados antes do período eleitoral”. Ele também justificou que o acúmulo de cirurgias não realizadas se deve, em grande parte, à pandemia, que impediu procedimentos eletivos nos primeiros anos de sua gestão. “O candidato de oposição não tem onde buscar recurso. Ele diz que vai resolver, mas não diz como”, criticou.
No âmbito das políticas públicas voltadas às mulheres, o candidato destacou a criação da Casa da Mulher Barbalhense, que oferece apoio jurídico, psicológico e abrigo para vítimas de violência. “Já conseguimos implantar um serviço robusto de atenção às mulheres em nosso município”, afirmou. Ele também falou sobre a futura descentralização dos serviços, com a possibilidade de criar núcleos em bairros com maior incidência de violência contra a mulher. “A ideia é que possamos chegar mais junto dessas mulheres, seja com a presença maior da secretaria ou até com núcleos físicos”, acrescentou.
Outro ponto abordado foi a revitalização do Balneário do Caldas e a CE-060. “O balneário é um grande equipamento e pode ser utilizado de forma mais eficaz. A ideia é atrair mais turistas, com restaurantes e pousadas, além de fortalecer a divulgação do local”, explicou Saraiva. Ele também destacou a necessidade de revitalizar as principais vias da cidade e abrir novas estradas que facilitem o acesso entre Barbalha e cidades vizinhas, como Juazeiro do Norte.
Quanto ao Estádio Inaldão, casa do Barbalha Futebol Clube, que disputará a Série A do Campeonato Cearense em 2025, Saraiva garantiu que, se reeleito, irá buscar recursos para qualificar os espaços e colaboradores do local. “Com esses projetos prontos, saberemos exatamente o orçamento necessário e onde buscar parcerias”, concluiu.