A governadora Izolda Cela e o governador eleito Elmano de Freitas terão, nesta terça-feira (1º), a primeira reunião formal para tratar do processo de transição de governo. A informação foi passada a este colunista pelo próprio governador eleito.
Como os dois são aliados, o trabalho de troca de informações sobre os principais projetos da gestão já começou informalmente.
Neste mês de novembro, entretanto, um grupo começará a atuar formalmente nisso. A expectativa é que ainda nesta terça seja publicado um decreto da governadora Izolda no Diário Oficial do Estado para dar início ao processo.
Elmano foi eleito governador do Estado ainda no primeiro turno com 54% dos votos válidos. O mandado dele começa no dia 1º de janeiro de 2023 e tende a ser, como ele mesmo destacou durante a campanha, um governo de continuidade do projeto iniciado ainda em 2006, com a eleição de Cid Gomes, e teve sequência com Camilo Santana e Izolda Cela.
Entretanto, a expectativa é de uma maior influência do PT na gestão por conta das circunstâncias da eleição, a filiação e o perfil do novo governador e o início de uma nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.
O Partido dos Trabalhadores dominou as eleições majoritárias no Ceará. Elegeu Elmano ao governo, Camilo ao Senado e deu expressiva votação a Lula no primeiro e no segundo turno.
Fonte: Diário do Nordeste