Um jovem de 21 anos se desequilibrou de uma pedra da cachoeira Bico do Pajé, e veio a cair de uma altura aproximada de 30 metros. O fato ocorreu na tarde deste domingo (7), no município de Ibiapina, no Ceará.
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral, foi acionado por volta das 16h10 e realizou o resgate. Devido à dificuldade de acesso à cachoeira, a guarnição seguiu por uma trilha de 2km até chegar à vítima, que estava consciente, com sinais vitais estabilizados e uma lesão no ombro direito.
De acordo com o subtenente Jairo, “o jovem se desequilibrou de uma pedra da cachoeira e veio a cair de uma altura aproximada de 30 metros”, informou o comandante do socorro. Após o resgate, a guarnição conduziu o jovem aos cuidados da equipe médica do município de Ibiapina.
Prevenção
Em outras palavras, tomar banho em cachoeira pode ser uma atividade muito divertida e relaxante, mas é importante tomar algumas precauções para garantir a segurança e evitar acidentes. Aqui estão algumas dicas de prevenção para banho em cachoeira:
– Verifique as condições da cachoeira antes de entrar: verifique se a água está limpa e se não há objetos perigosos, como pedras ou galhos, na área em que você planeja tomar banho.
– Use sapatos apropriados: para evitar escorregões e quedas, use sapatos apropriados para caminhada na água, que tenham solado aderente e sejam resistentes.
– Mantenha distância das quedas d’água: evite se aproximar demais das quedas d’água, pois a força da água pode arrastá-lo e causar afogamentos.
– Não salte de lugares altos: nunca salte de lugares altos em cachoeiras, pois a água pode estar rasa ou ter objetos perigosos escondidos. Assim como, estes locais podem conter lodo acumulado e ser escorregadio.
– Nunca nade sozinho: sempre nade com um companheiro e mantenha-se perto da margem da cachoeira.
– Respeite as placas e sinais de advertência: muitas cachoeiras têm placas e sinais de advertência para alertar sobre áreas perigosas.
– Enfim, respeite esses sinais e siga as instruções dos bombeiros e/ou autoridade ambientais.
– Esteja preparado: leve um kit de primeiros socorros com você e esteja preparado para emergências.
Por fim, lembre-se, ao visitar cachoeiras, é importante ter em mente que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Com essas dicas, você pode aproveitar a beleza natural das cachoeiras com mais segurança e tranquilidade.