Maior município do interior do Ceará, Juazeiro do Norte, pode passar a ter as eleições municipais para prefeito e vice-prefeito definidas em dois turnos em breve.
Isso porque, segundo a legislação, para ter segundo turno, o município precisa ter no mínimo 200 mil eleitores. Atualmente, a terra de Padre Cícero tem 185.585. O número atualizado só será divulgado pela justiça eleitoral após encerrado o prazo de regularização do título que segue até 8 de maio.
Desde 2014, Juazeiro vem apresentando um crescimento no número de eleitores, quando naquele ano eram 147.713. Se mantida a tendência, o município que nunca reelegeu um prefeito pode passar a ter a eleição municipal decidida em segundo escrutínio já neste ano.
Nós muncípios que tiverem mais de 200 mil eleitores, para ser eleito, o candidato deve obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.
Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.
Não tendo sido atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo escrutínio.
Para facilitar o atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) inaugurou dois novos novos postos de atendimento, com serviços de alistamentos, emissões de títulos e certidões, mudanças de domicílio eleitoral, entre outros; confira os locais:
Novos postos de atendimento do TRE-CE em Juazeiro do Norte
– Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho
Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n – Franciscanos
Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
– Cariri Shopping
Av. Padre Cícero, 2555 – Triângulo
Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h