Na cidade de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Saúde tem promovido a Semana de Mobilização contra as Arboviroses. A campanha traz a conscientização à população sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, que registrou 169 casos no município durante 2024, e a Chikungunya, alcançando 19 casos.
Dentre as ações, palestras educativas tem movimentado à rede de ensino da cidade, e em espaços públicos como praças, estão sendo distribuídos panfletos com orientações. As atividades tiveram início na segunda-feira (02) e seguem até o próximo dia 06 de dezembro. O movimento destaca ainda o aumento da proliferação do Aedes Aegypti com a aproximação da quadra chuvosa para o Cariri.
“Quanto mais focos de água, maior o potencial para a reprodução do mosquito da dengue”, afirma o agente de endemias e supervisor de arboviroses, Naldo Galdino. Como medida para prevenção, Naldo destaca: “emborcar depósitos que não estejam sendo usados ou as garrafas que são esquecidas no quintal. Pneus devem ser cobertos, o lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos e amarrados, para que ele não se transforme em potencial foco”