Neste sábado, 24, Juazeiro do Norte será destino de uma peregrinação com 1.800 romeiros vindos do Piauí, em celebração aos 50 anos de criação da Diocese de Picos. A programação do jubileu inclui momentos de catequese, celebrações e atividades formativas no Horto do Padre Cícero e na Basílica de Nossa Senhora das Dores.
“Nós somos motivados pela comemoração dos 50 anos da Diocese de Picos, Igreja Particular vizinha da Diocese de Crato e com a qual o nosso povo tem muita ligação, especialmente através das romarias, das visitas que são feitas ao Santuário da Mãe das Dores e da devoção ao Padre Cícero. Neste jubileu dos dois mil e vinte e cinco anos do nascimento de Jesus Cristo, no qual com toda a Igreja somos convidados a sermos peregrinos de esperança, vamos fazer este deslocamento e junto com as pessoas de Juazeiro do Norte nos irmanarmos em louvor e gratidão pelos 50 anos da nossa Diocese”, comenta o Padre Carlos Danilo, coordenador da comissão para o Jubileu de Ouro da Diocese de Picos.
Esta é a segunda vez que o clero de Picos inclui uma romaria a Juazeiro do Norte na agenda comemorativa da fundação da diocese. A primeira ocorreu há 10 anos, durante o jubileu dos 40 anos da criação da divisão eclesiástica.
A programação em Juazeiro do Norte começa às 9h, com acolhida e animação no Horto do Padre Cícero. Em seguida, os romeiros participam de uma caminhada até a Igreja Bom Jesus do Horto, onde haverá catequese ministrada por dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato. À tarde, a Santa Missa será celebrada na Basílica de Nossa Senhora das Dores, às 15h.
A Diocese de Picos foi criada em 1974 e instalada oficialmente em 1975. Hoje, é composta por 27 paróquias e quatro áreas pastorais, sob a liderança de dom Plínio José Luz da Silva.