A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU) recebeu, nesta quarta-feira, 9, do Governo Estadual, 420 seringas de Enoxaparina (Clexane) 60mg e nenhuma de 40mg. A medicação é utilizada para o tratamento de trombofilia em gestantes. Conforme anunciado nessa terça-feira, 8, o município, desde julho, não recebe a quantidade ideal do composto para suprir a demanda de 77 mulheres cadastradas no sistema que precisam fazer o uso contínuo da Clexane 40mg.
Segundo levantamento realizado pela SESAU, para cobrir todo o contingente de gestantes cadastradas, é necessário ter 2.310 seringas da medicação. “Isso porque é preciso essas mulheres receberem a Enoxaparina 40mg uma vez ao dia, durante 30 dias seguidos”, explica Francimones Rolim, secretária da Pasta. De acordo com o relatório da Secretaria Estadual de Saúde, o item encontra-se em adequação de consumo.
Junto ao carregamento, o Estado enviou uma nota técnica orientando o uso da Clexane 60mg em gestantes acima de 90 quilos, já cadastradas no mês anterior. Dessa forma, o quantitativo de doses atenderá somente 14 mulheres, ou seja, 18% do cadastro. Ainda, segundo a nota, as gestantes podem solicitar ao médico que realiza seu pré-natal uma nova avaliação, com prescrição e laudo, informando que está apta para receber a medicação de 60mg. “Caso esteja, um novo cadastro deve ser realizado, mas só será possível receber no mês seguinte”, pontua Francimones.
Até o momento, a SESAU não recebeu informações sobre o abastecimento da Enoxaparina 40mg. Todas as atualizações sobre a medicação podem ser acompanhadas no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.
Confira a nota técnica da Secretaria de Saúde no Estado, abaixo: