Juazeiro do Norte foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira (3), em São Paulo, destacando o município pela implementação do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental (SISPEA), único projeto premiado na edição 2023/2024.
O SISPEA, desenvolvido pela Escola de Educação Ambiental Murilo de Sá Barreto em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), é aplicado em 95 escolas municipais e promove práticas ambientais através de módulos semestrais voltados para os ensinos infantil e fundamental. Entre as ações realizadas estão a gestão de resíduos sólidos, uso consciente da água, cultivo de árvores nativas, valorização do ambiente natural e fortalecimento da ecologia humana.
“Esse reconhecimento, evidenciando o trabalho da Escola Ambiental junto às demais escolas que acolheram o SISPEA, trazendo para o aprendizado e formação dos nossos estudantes o cuidado e zelo com o meio ambiente, nos enche de muita alegria”, afirmou a secretária municipal de Educação, Márcia Franca, durante a solenidade.