Em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro do Norte estão intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.
No Ceará, em 2023, o câncer de próstata foi responsável pela morte de 17 mil homens, conforme dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em Juazeiro do Norte, de janeiro de 2021 até 7 de novembro de 2024, 213 homens foram diagnosticados com a doença, sendo 49 somente neste ano.
O secretário municipal de Saúde, Yago Nunes, destacou a importância das ações que estão sendo realizadas durante o Novembro Azul. “Bom, nós iniciamos nossa campanha do Novembro Azul, essa campanha que é alusiva para a prevenção ao câncer de próstata. Esse é um assunto de suma importância, que a gente precisa discutir com toda a seriedade possível. Alguns homens ainda têm um certo preconceito em realizar o exame. É um exame de importância vital para as suas vidas. Eu costumo dizer que o homem precisa se cuidar para continuar cuidando das pessoas que ele ama”, afirmou Nunes.
Durante o mês de novembro, as UBS de Juazeiro do Norte estão oferecendo exames de prevenção ao câncer de próstata, incluindo o exame de sangue (PSA) e o toque retal (TOC), considerados essenciais para o diagnóstico precoce da doença. “Esses exames estão acontecendo na nossa rede de atenção primária. De forma descentralizada, nós estamos tendo atendimento nos postos de saúde, oferecendo o exame de sangue, que é o PSA, como também o exame do TOC, que é essencial para que a gente diagnostique câncer de próstata em tempo para ter um tratamento eficaz e garantir a continuidade da vida humana dos homens que precisam realizar esse tipo de procedimento”, explicou o secretário de Saúde.
Além da realização dos exames, as UBS também promovem ações educativas para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e combater os tabus em torno da saúde masculina.