Choveu em cerca de 170 municípios cearenses de todas macrorregiões entre a terça e esta quarta-feira (28), segundo balanço da Funceme.
Com 189 mm, o maior acumulado do estado foi registrado em São Gonçalo do Amarante, no litoral do Pecém; seguido de Granja, no litoral Norte, com 188.4 mm. No Cariri, o maior acumulado foi em Juazeiro do Norte, com 65 mm.
Maiores acumulados do Ceará:
São Gonçalo do Amarante: 189 mm
Granja: 188.4 mm
Paracuru: 170 mm
Granja (Posto Adrianópolis): 160 mm
Paracuru (Posto Jardim do Meio): 144 mm
Santa Quitéria (Posto Lisieux): 144 mm
Forquilha (Posto Açude Arrebita): 143 mm
Forquilha: 128 mm
Sobral (Posto Taperuaba): 128 mm
Confira os maiores acumulados do Cariri:
Juazeiro do Norte (Posto Adrianópolis): 65 mm
Juazeiro do Norte (Posto Vila São Gonçalo/Marrocos): 47 mm
Nova Olinda: 43 mm
Crato: 38 mm
Crato (Posto Lameiro): 38 mm
A previsão para hoje (28) é de “céu variando de parcialmente nublado a nublado, com chuva em todas as macrorregiões”, para quinta (29) e sexta (1) é esperado “Céu variando de nublado a poucas nuvens com chuva em todas as macrorregiões, sendo de forma isolada no centro-norte do estado.”.
Os maiores acumulados devem ocorrer na faixa litorânea do estado. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que são as nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, hoje localizada em torno de 1°S, continua posicionada próxima à costa do norte do Nordeste do Brasil.
Nos próximos três dias espera-se redução da instabilidade gerada pela área de convergência, o que pode resultar em acumulados de chuvas menores no centro-norte do Ceará se comparadas com os últimos dias. “Mas, devido aos efeitos locais, favorece a ocorrência de áreas de instabilidade, propiciando eventos de chuva em todas as macrorregiões.”
O céu deve estar entre nublado e poucas nuvens durante hoje (28) até sexta-feira (1), com precipitações de intensidade variando de fraca a moderada.