Os municípios de Lavras da Mangabeira e Jijoca de Jericoacoara registram as maiores chuvas do Ceará entre 7h da manhã deste sábado (1º) e 7h deste domingo (2), de acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) do estado.
Lavras liderou a estatística com 105 milímetros de chuva observados no posto pluviométrico Mangabeira, seguido de Jijoca que teve 91 mm no posto Jericoacoara. O município de Iguatu é o que mais aparece entre as dez principais chuvas, com três dos maiores registros.
Na Vila de Jericoacoara, um dos principais pontos turísticos do estado, a chuva, inclusive, causou diversos transtornos a moradores, turistas e comerciantes.
A previsão do tempo elaborada pela Funceme aponta que, para esta segunda-feira (3), na região central, sul e oeste do estado, as chuvas podem ocorrer ao longo do dia, enquanto na faixa litorânea, as chuvas previstas tendem a acontecer pela madrugada/manhã e retornando no período da noite.
Em geral, segundo a Funceme, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.