Juazeiro do Norte, uma cidade profundamente marcada pela figura de Padre Cícero Romão Batista, entra em mais um ciclo eleitoral com a aproximação das eleições municipais de outubro. Conhecida por uma peculiaridade em sua história política, a cidade nunca reelegeu um prefeito, o que muitos acreditam estar relacionado aos ensinamentos de Padre Cícero. Além de ser uma referência religiosa, ele também foi o primeiro prefeito da cidade, eleito em 1911, e sempre enfatizou que o poder é transitório e deve ser exercido com foco no serviço ao povo.
Hoje, Juazeiro do Norte é o terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, com 198.133 eleitores aptos a votar. Com o prazo para o registro oficial das candidaturas aberto até o dia 15 de agosto, o cenário político já conta com quatro candidatos na disputa pelo cargo de prefeito.
O atual prefeito, Glêdson Bezerra, do Podemos, tenta quebrar a tradição de não reeleição, contando com o apoio de figuras políticas como o ex-governador Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Em contrpartida, o Partido da Causa Operária (PCO) lançou a candidatura de Lino Alves, com Francisco de Assis Ferreira como vice, em uma convenção realizada online.
Também na disputa está o deputado Fernando Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT), cuja candidatura foi oficializada em um evento que reuniu lideranças partidárias importantes, como o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação Camilo Santana. Fernando Santana, lidera uma coligação formada por 15 partidos e tem Maricele Macêdo (MDB) como candidata a vice.
Além deles, a professora Sued Carvalho, da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), também confirmou sua candidatura, tendo o estudante de jornalismo Levi Rabelo como vice.