O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta quarta-feira (18), uma nova lei que direciona os valores e bens apreendidos em crimes de lavagem de dinheiro às Forças de Segurança do Ceará. A medida foi anunciada durante seu bate-papo semanal com os cearenses nas redes sociais. Segundo o governador, essa ação fortalece o combate ao crime organizado e agiliza a destinação de recursos oriundos de atividades ilícitas, que antes ficavam retidos por questões burocráticas.
‘Com a aprovação da lei, por unanimidade, quando as forças de segurança apreenderem bens ligados ao crime organizado, eles serão imediatamente convertidos para fortalecer nossas forças de segurança’, afirmou Elmano.
A nova legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), permitirá que esses recursos sejam utilizados na aquisição de equipamentos e investimentos em tecnologia, contribuindo para o reforço da estrutura dos órgãos estaduais de segurança.
O governador destacou ainda que, desde 2023, a Polícia Civil já confiscou bens no valor de R$ 36.833.352,61 decorrentes de crimes de lavagem de dinheiro, que agora poderão ser revertidos ao Estado.
Durante o anúncio, Elmano também apresentou 200 novos policiais militares que irão reforçar o policiamento em Caucaia, uma das áreas com maiores índices de violência no estado.
Além disso, o governador respondeu a questões da população sobre o andamento de outras políticas públicas, como o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III) e o projeto Pet Ceará Móvel, que oferece atendimento veterinário e serviços de castração gratuitos em várias regiões do estado.