O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência da República, cumpre, nesta sexta-feira (30), em Fortaleza, uma de suas últimas agendas de campanha. Ao lado do postulante ao Governo do Estado, Elmano de Freitas (PT), do candidato ao Senado Federal, Camilo Santana(PT), e de sua esposa, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, o presidenciável percorre ruas do Centro da Capital junto à sua militância.
Com faixas e roupas vermelhas, apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) chegaram cedo à Praça da Bandeira, no Centro, para a concentração do ato. Chamada de “Brasil da Esperança”, a caminhada é transmitida pelas redes sociais dos candidatos e está programada para ser encerrada na Praça do Ferreira. Não haverá momento de discurso.
Lula chegou a Fortaleza por volta das 17 horas. A vice-candidata ao Governo, Jade Romero (MDB), publicou foto com o petista no aeroporto ao lado de Elmano assim que ele pousou. Estiveram presentes no momento outros candidatos, como os deputados federais José Airton Cirilo (PT), Luizianne Lins (PT), que concorrem à reeleição.
Pouco depois, o grupo rumou para o Centro, e, tão logo chegou de carro ao local, começou o percurso pela rua General Sampaio e passou por outras vias históricas como Clarindo de Queiroz e Barão do Rio Branco. Os apoiadores seguem o cortejo a pé, gritando frases de ordem e balançando bandeiras. Também acompanham o trajeto representantes da base apoiadora, como Eunício Oliveira (MDB) e Ailton Lopes (Psol), candidatos a deputado defederal.
Às 17h50min, a Praça do Ferreira, onde o ato foi encerrado, já estava lotada de apoiadores. Uma hora depois, por volta de 18h40min, Elmano e Camilo chegaram ao local e cumprimentaram os eleitores. Nesse horário, a assessoria de Lula informou aos presentes que ele teria de embarcar para São Paulo.
Antes de deixar a Cidade, Lula daria uma coletiva à imprensa local. A entrevista, porém, foi cancelada de última hora, segundo a assessoria do petista.
Para cientistas políticos ouvidos pelo Diário do Nordeste, a presença do presidenciável na Capital às vésperas das eleições sinaliza uma tentativa de liquidar a disputa pela Presidência em primeiro turno e estimular um desfecho do pleito estadual também no domingo (2).
Fonte: Diário do Nordeste