“Não tinha condições de colocar um cuidador para o meu filho, se a escola tinha 70 crianças com deficiências e apenas 12 cuidadores”. Esse é o relato de uma mãe, cujo filho é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Izabel da Luz, em Juazeiro do Norte, e foi barrado por duas vezes já no período letivo de 2025.
A criança de 8 anos possui o laudo de autismo, além de apresentar dificuldade na fala, e necessita de um acompanhamento específico, assegurado pelo Ministério Público. De acordo com o relato, devido a ausência dos profissionais, o aluno foi impedido de acompanhar as aulas.
Em Nota, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte afirmou que “o caso está sendo devidamente apurado e que as medidas necessárias serão adotadas para solucionar a situação com responsabilidade e celeridade”. Além disso, o órgão disse ter orientado todas as unidades escolares a acolherem os alunos com sensibilidade e apoio.
A Seduc informa ainda que a comunidade escolar pode utilizar a Ouvidoria da Secretaria para esclarecer dúvidas, sugerir melhorias ou registrar demandas, como a que foi apresentada. O atendimento ocorre na sede da própria secretaria, localizada na Rua São Francisco, 932.