Com 56% dos entrevistados, a pesquisa Quaest divulgada nesse domingo (06), aponta que a maioria dos brasileiros é contrária a concessão de anistia aos envolvidos nos ataques do 08 de janeiro de 2022. Na ocasião, manifestantes invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, agindo numa tentativa de golpe contra a eleição do presidente Lula (PT).
No levantamento, 34% se apresentam favoráveis a soltura do grupo (ou porque a prisão nem deveria ter ocorrido, ou porque já está preso há tempo demais). O restante (10%) não sabia ou não respondeu. Para os resultados, foram entrevistados 2.004 brasileiros, entre os dias 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95% , e a margem de erro é de 2 pontos.
A pesquisa aponta ainda que 77% dos que votaram em Lula, nas eleições de 2022, acreditam que os envolvidos nos ataques devem continuar presos por mais tempo e cumprirem suas penas. Entre os eleitores de Bolsonaro, o índice é de 32%; e no grupo de quem não votou ou votou branco/nulo, de 53%.