No primeiro semestre de 2024, a Enel Distribuição Ceará registrou um crescimento de 9,2% em número de cadastros para o programa de Tarifa Social de Energia Elétrica. Até junho, 1.419.411 de pessoas passaram a ser beneficiadas, e recebem o desconto progressivo nas contas de energia.
A unidade cearense segue com 235 mil clientes aptos, mas que ainda não aderiram ao benefício. Deste total, mais de 16 mil são da região do Cariri, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Mauriti. . Em 2023, o Estado foi o maior em percentual de benefícios aprovados pelo programa, levando em consideração as distribuidoras de energia que atendem mais de 500 mil clientes residenciais.
Para aderir à Tarifa Social de Energia Elétrica é necessário que as famílias de baixa renda estejam atualizadas na base do CadÚnico e no Benefício de Prestação Continuada (idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência). Os beneficiados garantem tarifas até 65% mais baratas.
Caso atenda aos requisitos e não possua o benefício na fatura, é importante checar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico. Os interessados podem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para verificar o cadastro.
Se estiver dentro das condições e com Número de Identificação Social (NIS) ativo, o cliente só precisa entrar em contato com a Enel pelo call center, no número 0800 285 0196, ou por meio das lojas de atendimento. Além disso, as informações sobre quem tem direito e como ter acesso ao benefício estão disponíveis no site enel.com.br.
Entenda os descontos:
Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.