Um levantamento feito pela CDL de Juazeiro do Norte aponta que em relação a 2021, mais que dobrou o número de pessoas que quitaram as contas e retiraram o nome da lista do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Em 2021, 48.853 pessoas tiveram seus nomes negativados pelo Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) só em Juazeiro do Norte. Só o segmento de calçados varejista foram 30.680 notificações. Em meio ainda a um cenário pandêmico, apenas 31.087 conseguiram excluir seus nomes do SPC.
Já em 2022, tanto o número de inadimplentes – aqueles com contas ou dívidas já em atraso – foi um pouco menor, quanto o número de pessoas que quitaram suas dívidas foi surpreendente, como destaca a presidente da CDL, Zenilda de Sena “2022 foi o primeiro ano que o comércio funcionou em sua totalidade após a pandemia. Aos poucos a economia começou a reagir, como podemos perceber pelo menor número de negativados e o alto número de pessoas que conseguiram sanar suas dívidas”. O número de exclusão supera e muito o número de inclusão, foram 69.544 contra 44.428, respectivamente.
“Os números favoráveis nos mostram um cenário mais positivo para 2023. Menos pessoas endividadas, mais crédito na praça, mais a moeda circula”, destacou Zenilda de Sena.