A jornalista Manuela d’Ávila participará de uma aula gratuita e aberta ao público na Universidade Federal do Cariri. O evento, promovido pela Agência Cariri, faz parte das comemorações dos 15 anos do curso de Jornalismo da UFCA. A aula terá como tema “Somos as palavras que usamos: jornalismo no combate à desinformação”. A aula aberta irá ocorrer no dia 23 de abril, às 18h30, no auditório Beata Maria de Araújo (campus Juazeiro do Norte). Para participar basta preencher o formulário de inscrição, que ficará disponível até a lotação do auditório.
Jornalista, escritora, ativista, mestra e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manuela preside o Instituto E Se Fosse Você?, focado no combate à desinformação e redes de ódio. Em 2023, ela presidiu o Grupo de Trabalho do Governo Federal destinado ao enfrentamento do discurso de ódio e extremismo. É autora de quatro livros, um deles intitulado E Se Fosse Você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news. Também organizou e participou das coletâneas Sempre Foi Sobre Nós: Relatos da Violência Política de Gênero no Brasil e Rede de Mentiras e Ódio: E Se o Alvo Fosse Você?
Um estudo recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado “Questionário da Verdade” e realizado com 40 mil pessoas em 21 países, revelou que o Brasil está em último lugar no ranking de habilidade para identificar notícias falsas na internet. A pesquisa também aponta que 85% dos brasileiros têm as redes sociais como principal fonte de informação.
Segundo Ligia Coelli, professora e coordenadora do curso de jornalismo da UFCA, discutir a desinformação e as formas de identificar as estratégias de criação de conteúdos falsos é essencial no processo de formação de jornalistas. “Especialmente num momento em que há plataformas e programas de todo o tipo sendo largamente utilizados para a criação de vídeos, áudios e imagens, ter subsídios para saber como denunciar o falseamento é questão de primeira ordem para manter a qualidade do nosso trabalho”, afirma.
Além da aula aberta com Manuela d’Ávila, a Agência Cariri, agência de notícias vinculada ao curso de Jornalismo da UFCA, anunciou uma série de atividades para comemorar os 15 do único curso de nível superior de universidade pública a formar jornalistas em todo o interior do Ceará. A programação comemorativa inclui a oferta de oficinas e cursos gratuitos, o Primeiro Encontro de Ex-Alunos de Jornalismo da UFCA e o lançamento de revistas e de um documentário.
Evelyn Alencar / Agência Cariri