Na última segunda-feira (21), 12 marcas de azeite de oliva foram incluídas em um alerta de risco aos consumidores. São elas: Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras; e Garcia Torres.
A informação foi emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tendo como justificativa a desclassificação por fraude, dada quando os produtos não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos, sendo considerados impróprios para consumo.
Durante as análises, detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos.
Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.