Com a chegada do inverno, o Ministério da Saúde intensificou a campanha de vacinação contra a gripe no Ceará devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios. Desde maio, a vacina contra a influenza é recomendada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Até agora, 1,6 milhão de doses foram aplicadas no estado. Em 2023, 66,91% do público-alvo no Ceará foi vacinado.
O Ministério da Saúde destaca a importância da imunização, especialmente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias.
A campanha de vacinação contra a gripe em 2024 foi antecipada nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, iniciando em março para grupos prioritários. A Região Norte começou a vacinação em novembro do ano passado.
A vacina contra a gripe é a melhor forma de proteção, estimulando a produção de anticorpos contra o vírus da influenza. Mesmo quem se vacinou em 2023 deve receber a vacina atualizada, que é eficaz contra as cepas mais recentes conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).