O Ceará chegou a 60 casos confirmados de Monkeypox. O primeiro caso da doença em uma mulher consta em atualização desta segunda-feira, 29, conforme o Painel de Monitoramento de Casos de Monkeypox do IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A paciente tem 36 anos e é da Zona Rural do município de Russas.
A paciente já cumpriu o isolamento e não está mais transmitindo o vírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Russas. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Russas, no dia 8 de agosto, após três dias ao início dos sintomas, apresentando lesões características da doença, com relato de febre.
“Observado o quadro clínico sugestivo a médica atendente realizou a notificação para Monkeypox à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), prestando todas as orientações de isolamento conforme nota técnica vigente”, informa a pasta municipal.
No mesmo dia, o material para confirmação ou descarte laboratorial foi coletado e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). O resultado positivo foi confirmado no dia 26 de agosto.
Estado já registrou 578 notificações da doença, mas 257 já foram descartadas. Outros 239 casos ainda estão em investigação. A maior parcela dos pacientes (38) é de Fortaleza, perfazendo 76,6% do total.
Os outros municípios com casos são Maracanaú (2), Caucaia (2), Russas (2), Sobral (2), Barbalha (1), Eusébio (1), Itaitinga (1), Jijoca de Jericoacoara (1), Pacajus (1). Um caso é de paciente do Estado do Piauí.
Fonte: Site O POVO