A atriz Ilva Niño, faleceu nesta quarta-feira (12) no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Ela estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde 13 de maio, após passar por uma cirurgia cardíaca.
Nascida em Floresta, Pernambuco, Ilva Niño tinha uma carreira marcante na televisão, com mais de 30 novelas e várias participações em séries. Ela foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos.
O destaque de sua carreira foi na novela “Roque Santeiro”, de 1985, onde interpretou Mina, a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina.
O corpo de Ilva Niño será cremado nesta quinta-feira, mas o local e o horário ainda não foram definidos.
Nascida em 15 de novembro de 1934, ela começou nas artes cênicas durante o curso na Escola Normal e se apaixonou pelo teatro após participar de um curso de teatro grego ministrado por Ariano Suassuna. Sua carreira teatral começou no Movimento de Cultura Popular, durante o governo de Miguel Arraes, no início da década de 1960.
Além de “Roque Santeiro”, Ilva Niño teve participações marcantes em diversas produções, como “Água Viva”, “Partido Alto”, “O Outro”, “Bebê a Bordo” e “Sexo dos Anjos”, consolidando-se como uma das artistas mais conhecidas da televisão brasileira.
*Com informações do Portal g1