Nesta quinta-feira (23), o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e o secretário de infraestrutura, José Maria, receberam ofício do Ministério Público do Ceará, que cobram soluções que minimizem o efeito dos alagamentos registrado no bairro Lagoa Seca. As inundações são decorrentes das fortes chuvas, e pela localização próxima à Lagoa da Apuc.
Nos documentos, ficou determinado o prazo de até dez dias, para que a prefeitura repasse informações acerca da existência de licitação que providencie as obras de drenagem na região. O MPCE questiona também quais são os prazos para início das obras e as medidas que devem ser adotadas a curto, médio e longo prazo.
Um relatório, de maio de 2024, já apresentava que a ausência de saneamento básico e o descarte irregular de resíduos na Lagoa. Na época, o MP do Ceará oficiou a empresa Ambiental Ceará. Em resposta, a instituição afirmou que o esgotamento sanitário em vias públicas do bairro Lagoa Seca está previsto para ser executado em 2027, por meio de parceria público-privada celebrada pela empresa com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).