O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Acopiara, expediu, nesta quarta-feira (31/05), Notícia de Fato para averiguar as medidas que a Câmara Municipal tomará em relação ao vereador Marcelo Augusto de Lima Barbosa, que foi preso de forma preventiva acusado de tráfico de drogas, corrupção de menores e estupro. Apesar da ocorrência sob investigação não ter sido registrada no município em que atua, a prisão, realizada na última terça-feira (30/05), aponta possíveis condutas do parlamentar que ferem o decoro do cargo que ocupa.
Enquanto o caso está sendo averiguado por autoridades policiais da região, sob sigilo de Justiça, o MP Estadual destaca que a possível violação do decoro parlamentar é listada como uma das infrações passíveis de cassação do mandato pelo Regimento Interno da Câmara Municipal.
Além disso, o Ministério Público Eleitoral, por meio da promotoria da 60ª Zona Eleitoral de Acopiara/Catarina, requisitou, de forma preliminar, a instauração de medidas que serão fiscalizadas pela 2ª Promotoria de Justiça de Acopiara, que atua no âmbito eleitoral. O MPCE se reunirá, nesta quinta-feira (01/06), com a presidente da Casa Legislativa, Maria Simone Félix Gurgel Vieira, para discutir a situação do vereador.