De acordo com informações da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), as multas aplicadas à Enel Distribuição Ceará, durante o ano de 2024, ultrapassam a marca de R$100 milhões. O montante faz referência à cinco fiscalizações, conforme relatou o presidente da Arce, Rafael de Paula.
Entre as motivações, estão: cobrança por procedimentos irregulares, qualidade do fornecimento, atraso ao atendimento de obras de infraestrutura do Estado, micro e minigeração distribuída e novas ligações com necessidade de obras. Ao todo, em 2024, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tratou 12.856 reclamações por diversos motivos, direcionadas à Enel Ceará.
Em 2025, o relatório que marca até o dia 24 de abril, apresenta um total de 4.208 reclamações registradas. Inclusive, neste ano, uma nova multa, no valor de R$28,7 milhões também já foi aplicada. Desta vez, a causa foi referente à uma inspeção realizada em agosto de 2024 e tratava o atraso nos atendimentos aos consumidores que solicitam novas ligações.