Na manhã desta terça-feira, 85 municípios cearenses receberam 270 motocultivadores, máquinas agrícolas de pequeno porte. Desse montante, 13 cidades são da Região do Cariri: Antonina do Norte, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Granjeiro, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.
O investimento nos motocultivadores é de quase R$ 7 milhões, e a iniciativa pretende facilitar o trabalho dos agricultores no campo, incluindo áreas de cultivo reduzido. Os equipamentos serão para uso coletivo, como o caso da Associação Nova Esperança da Comunidade de Quieto, em Canindé, que recebeu uma máquina.
A entrega faz parte da Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola no Ceará, que integra o pacote de ações para o meio rural com investimento de R$ 73,6 milhões. Estiverem presentes na solenidade de entrega, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, além de agricultores e outras autoridades.
Instituída em 2021, a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola (Lei Estadual nº. 17.609/21) prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.