Choveu em mais de 110 municípios cearenses entre a sexta e este sábado (22), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os municípios do Cariri registraram os maiores acumulados do estado, com destaque para Santana do Cariri, com 132 mm; Aurora (130 mm) e Lavras da Mangabeira (120 mm).
Confira os maiores acumulados do Ceará:
Santana do Cariri (Posto Dom Leme): 132 mm
Aurora (Posto Soledade): 130 mm
Lavras da Mangabeira (Posto Iborepi): 120 mm
Milagres: 93.5 mm
Jardim (Posto Jardim Mirim: 92.6 mm
Aurora (Posto Santa Vitória: 91 mm
Jardim (Posto Sítio Bonsicesso): 78 mm
Iguatu (Posto Quixoa): 72 mm
Mauriti: 70.4 mm
Milagres (Posto Serra Brava): 71 mm.
Já no Crajubar, Barbalha teve acumulado de 63 mm; Juazeiro (40 mm) e Crato, 31 mm
Previsão do tempo
Entre este sábado e a segunda-feira (15), a previsão indica chuva isoladas para todas as macrorregiões do estado, cuja intensidade deve variar de fraca a moderada.
O motivo das chuvas previstas são áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste do Brasil (NEB), do Oceano Atlântico e da proximidade da ZCIT, que hoje encontra-se localizada em torno de 2°S. Efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, e temperatura e umidade elevadas, também podem contribuir para as chuvas previstas.
Em relação à temperatura, são esperadas máximas de até 34°C em municípios da Jaguaribana, do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns, enquanto nas demais macrorregiões as máximas devem variar de 28°C nas serras a 32°C na faixa litorânea.
Em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são esperadas temperaturas mínimas de 24°C e máximas de 32°C para o final de semana.