Os 25 fósseis repatriados ao Brasil, após terem sido levados de forma clandestina ao Reino Unido, foram recebidos nessa quarta-feira (07), pela equipe do Museu de Paleontologia Plácido Cidades Nuvens, que esteve na sede do Ministério Público Federal (MPF). As peças são originárias da Chapada do Araripe.
Na ocasião, marcaram presença o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Carlos Kleber de Oliveira, o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Professor Allysson Pinheiro, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Juliana Oliveira.
As peças foram avaliadas em quase 600 mil euros, o que corresponde a cerca de R$ 4 milhões. O material estava sendo anunciado em um site especializado em comercialização de rochas e fósseis. A situação foi denunciada por uma pesquisadora, e os fósseis chegaram ao Brasil no início de abril.
Agora, a URCA, instituição responsável pelo Museu irá realizar em breve uma solenidade de apresentação dos fósseis repatriados. O Museu de Paleontologia Plácido Cidades Nuvens fica localizado na cidade de Santana do Cariri, sendo uma referência mundial.