Após acusações de plágio da canção “Mulheres”, eternizada na voz do cantor Martinho da Vila, música da cantora Adele é proibida de ser reproduzia, por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A decisão aconteceu na última sexta-feira (13), e impede que “Million Years Ago” seja utilizada sem a autorização de Toninho Geraes, compositor de “Mulheres”.
Toninho moveu um processo contra Adele, além do produtor da música Greg Kurstin e as gravadoras que representam a cantora britânica, dentre elas a Sony e a Universal. O compositor pede uma indenização no valor de R$1 milhão e os direitos autorais. A decisão tomada pelo TJRJ ainda não concluiu as decisões sobre esses requerimentos.
A decisão da não reprodução está ainda sujeita à multa fixa de R$50 mil, em caso de descumprimento, e abrange qualquer modalidade: suporte físico, digital, streaming ou plataforma de compartilhamento. Em páginas, como o Youtube, a canção na voz de Adele já ultrapassa as 10 milhões de visualizações.