A crise dos Ferreira Gomes e a consequente desfiliação de Cid Gomes do PDT começa a acender o alerta em outros partidos sobre a possível nova sigla do Senador.
Após a declaração de Camilo Santana sobre o convite do Presidente Lula para que Cid Gomes se filie ao PT, a reação do Deputado Federal e líder do governo na Câmara, José Guimarães, foi imediata:
“Não existe nenhum pedido na Direção Nacional. Se isso ocorrer discutiremos o assunto, até porque passa p Executiva Nacional. O PT tem seus ritos de funcionamento e nenhuma liderança nacional bem como os parlamentares, tudo passa por discussão nacional”.
O parlamentar de pronunciou por meio das redes sociais na noite desta sexta (17): “Penso que as declarações de nossos líderes precisam ser discutidas dentro do Partido. Esses companheiros do PDT no meu ponto de vista, são nossos aliados e continuarão sendo, é o que defendo”.
Cid ainda não fez nenhum pronunciamento sobre o convite, que segundo Camilo, não foi feito diretamente ao Senador, mas por meio da imprensa.
Por outro lado, mais um líder político já está à espera da decisão de Cid: Eudoro Santana, pai de Camilo e presidente do PSB Ceará.
Em entrevista à live Ponto do Poder, do Diário do Nordeste, o ex-deputado declarou: “já fiz convite, espalhei até o tapete. Agora, primeiro, para onde ele for acho que vai a grande maioria, se não todo mundo”.
No cenário do PDT, cerca de 20 deputados federais e estaduais receberam anuência para deixar a sigla. Além disso, mais de 40 prefeitos já anunciaram que pedirão desfiliação.