Assim como ocorreu com as demais faixas etárias, para que as crianças de 5 a 11 anos tenham acesso à vacina contra a Covid no Ceará, é necessário que estejam cadastradas no sistema digital da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). O pré-requisito garante, dentre outros, controle sobre as doses a serem entregues à cidade e o número da população imunizada.
No Estado a vacinação desse público começou sábado (15), mas, para que tenha agilidade, os cadastros precisam ser ampliados. Dos 184 municípios cearenses, em 147, menos de 50% das crianças foram confirmadas até agora para receber o imunizante.
No Estado, a estimativa é que há, ao menos, 904.624 crianças enquadradas na faixa etária de 5 a 11 anos, conforme dados projetados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado como referência pela Sesa.
Até o momento, 426.305 delas foram cadastradas pelos responsáveis. Mas, apenas 324.241 tiveram o email confirmado. Só essa etapa finalizada é possível, de fato, considerar que o registro no sistema digital foi efetivado.
Com isso, até o momento, a cada 10 crianças, 3 constam com cadastro confirmado no registro de vacinação contra a Covid no Ceará.
Os cadastros de crianças estão liberados no Saúde Digital desde o dia 16 de dezembro, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Em relação às cidades, 37 delas já têm mais de 50% das crianças entre 5 e 11 anos cadastradas e confirmadas. Mas, em outras 147 esse processo ainda não alcançou metade da população. Até agora, 19 municípios sequer atingiram a marca de 20% dos cadastros com confirmação.
Até a manhã desta terça-feira (18), Guaramiranga, Santana do Cariri, Reriutaba e Ipaporanga e Pires Ferreira são as cidades com maior proporção de crianças com o cadastro já confirmado, portanto, aptas a receberem o imunizante. Nestas cidades, Guaramiranga, Reriutaba e Ipaporanga já publicaram que deram início à vacinação pediátrica.
Todas as cidades já receberam as doses iniciais
As 184 cidades cearenses já receberam, no último sábado (15), as doses iniciais para vacinar crianças de 11 a 10 anos, afirma a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade. O cadastro no Saúde Digital serve, justamente, para determinar as quantidades a serem enviadas.
Em alguns casos, a população estimada pode ser inferior à quantidade real de habitantes naquela faixa etária. Nessas situações, as gestões, com base nos cadastros, acionam à Sesa.
Conforme Sayonara, a vacinação além de garantir segurança e proteção às crianças, é uma estratégia para o retorno seguro às salas de aula.
Ela também reitera a necessidade de os pais realizarem o cadastro, e especifica que as crianças que têm comorbidade terão prioridade no processo, desde que estejam registradas no sistema digital.
Sayonara acrescenta que algumas cidades ainda não iniciaram a vacinação pois, com a alta dos casos de Covid estão afetadas pelo adoecimento nas equipes.
Passo a passo para cadastro no Saúde digital
- Acesse o site Saúde Digital;
- Selecione a opção “Ainda não tenho cadastro”;
- Identifique-se preenchendo corretamente seus dados;
- Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão;
- Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro;
- Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
Via: Diário do Nordeste
Foto: Fabiane de Paula