No próximo domingo, 27 de outubro, cearenses de dois municípios retornam às urnas para decidirem quem deve assumir às prefeituras, a partir de 2025. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia participam deste ciclo, sendo as únicas a superarem a marca de 200 mil eleitores.
Segundo o estabelecido nos artigos 28 e 29 da Constituição Federal de 1988, as eleições municipais em cidades com população superior a 200 mil habitantes exigem que os candidatos às prefeituras obtenham mais da metade dos votos válidos para serem eleitos. Caso essa marca não seja alcançada, o município deverá passar por um pleito adicional com os mais votados.
Em Fortaleza, a disputa acontece entre o Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), e André Fernandes, representando o Partido Liberal (PL). Já em Caucaia, a corrida eleitoral está sendo disputada por Naumi Amorim, do Partido Social Democrata (PSD), e Waldemir Castanho, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Vale ressaltar que, independente de terem votado no 1º turno, as cidadãs e os cidadãos devem exercer o seu direito ao voto no 2º. Aqueles que não comparecerem às urnas, deverão justificar sua ausência em até 60 dias após o pleito, sujeitos(as) a pagamento de multa.