A população de Barbalha, na região do Cariri, ganhou uma nova sede do Ministério Público. O prédio que abriga as Promotorias de Justiça da comarca foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (13/02) pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. O evento contou com a presença de membros e servidores do MP e autoridades locais.
O prédio tem mais de 500 m² de área construída e 1.200 m² de área total. Conta com cinco gabinetes para Promotorias de Justiça, auditório com 30 lugares, sala de audiência, sala de reunião, unidade do Decon e estacionamento coberto com dez vagas privativas. A nova sede fica no Centro de Barbalha, na Rua Edmundo de Sá Sampaio, N° 231.
“Essa é uma revolução”
O procurador-geral de Justiça agradeceu a presença dos membros, servidores, colaboradores e estagiários do Ministério Público e dos demais convidados da solenidade. Ele lembrou que a melhoria da infraestrutura da instituição é um sonho de muitas gerações. Manuel Pinheiro destacou que as entregas realizadas ao longo dos últimos anos e as previstas para 2023 vão totalizar um crescimento de 88% na estrutura do órgão. “78% dos membros, servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público vão passar a trabalhar em espaços novos, funcionais, modernos. Essa é uma revolução em termos de oferta de estrutura física adequada para boa prestação do serviço ministerial”, comemorou.
A promotora de Justiça Camila Nalesso falou em nome dos demais membros da comarca e destacou os benefícios da iniciativa. “Mais do que uma inauguração, nós festejamos o propósito de fortalecer o MP do Ceará para que nossa atuação melhore a qualidade de vida da nossa sociedade. Parabéns ao dr. Manuel Pinheiro e à administração superior pelo empenho nessa conquista. As portas deste órgão sempre estarão abertas a todos”, finalizou.
Guilherme Sampaio, prefeito de Barbalha, também participou da solenidade. “Quero parabenizar a interiorização dos investimentos do Ministério Público. Hoje a população de Barbalha ganha um presente”, aplaudiu.
Homenagens
A nova sede da Promotoria de Barbalha homenageia a memória do ex-procurador-geral de Justiça, Stênio Linhares, e do promotor de Justiça Gilvane Moreira, ambos já falecidos.
Stênio Linhares ingressou no MPCE em 1957, na comarca de Ipueiras. Também foi titular em Nova Russas, Caucaia e Fortaleza. Em 1982 foi promovido pelo critério de merecimento para o cargo de procurador de Justiça. Atuou como procurador-geral de Justiça nos anos de 1987 a 1990. Em seguida, foi nomeado para exercer as funções do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Faleceu em 11 de março de 2022. A procuradora de Justiça Idelária Pinheiro, viúva do homenageado, participou do evento e agradeceu a deferência ao marido. “Essa distinção demonstra a elevada consideração que o procurador-geral de Justiça tem pela história da instituição e pelos que tiveram como propósito maior a atuação ministerial”, festejou.
O novo prédio também homenageia o promotor de Justiça Gilvane Moreira, Ele ingressou no Ministério Público do Ceará em 1985, na comarca de Itapiúna. Também foi titular em Barbalha, Redenção e Quixeramobim. Foi ainda promotor de Justiça da 5ª Vara do Juizado Especial de Pequenas Causas, em Fortaleza, e da 2ª Vara de Delitos sobre Tráfico e Uso do Substâncias Entorpecentes, também na capital. Aposentou-se em outubro de 2012 e faleceu em fevereiro de fevereiro de 2015. A filha dele, Mayara Costa, representou a família ao lado da mãe, esposo e filhos. “Estamos muito felizes por essa bela lembrança. Foi uma homenagem justa, pois meu pai honrou sua missão no Ministério Público. Estou emocionada e feliz”, disse.